- Explica-me a cor!
- A cor? A cor... A cor é um aspecto físico da natureza.
- Sim?!
- A cor resulta da existência da luz.
- Resulta da existência da luz? Como?
- As cores são consideradas como luz. A cor branca resulta da superposição de todas as cores, enquanto o preto é a ausência de luz. Na ausência de luz não existem cores, existe apenas a cor negra.
- Mas então porquê que vemos os objectos de cores tão diversas?
- A cor de um objecto é determinada pelos comprimentos de onda dos raios luminosos que as suas moléculas constituintes refletem.
- Não percebo...
- Repara, a luz do Sol contém vários tipos de radiações, a que correspondem um dado comprimento de onda, que constituem o espectro electromagnético. Apenas uma pequena faixa do espectro é captada pelos nossos olhos, o chamado pelo Espectro Visível.
- Até aí, consigo perceber. Há a luz, mas esta não é só assim, é um molhe de radiações, que umas nós vemos, e outras nem por isso, certo?
- Basicamente. Os objectos aparecem-nos com determinada cor, quando, iluminados pela luz branca, reflectem essa cor.
- Hã?
- Por exemplo, um objecto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor. Assim, um objecto é vermelho se absorve todos os raios de luz, excepto o vermelho.
- Explica-me isso melhor...
- No caso do vermelho, o objecto que vemos absorve a luz azul e a luz verde, pelo que se fosse iluminado com alguma destas luzes, nos apareceria preto. A adição dos diferentes comprimentos de onda das cores primárias de luz Vermelho + Azul + Verde = Branco.
- Mas como é que isto funciona? Se nós misturarmos azul e verde não temos vermelho!
- Falas de cor pigmento, e não cor luz! Com o sistema cor pigmento, iremos manchar uma superfície sem pigmentação(branca), misturando-lhe as cores secundárias da luz. Assim, Ciano + Magenta + Amarelo = Preto. Antes da invenção do prisma, e da divisão do espectro da luz branca, nada disto era conhecido!
- Sim, sim.... Falas muito bem! Cor luz, cor pigmento, mas... ainda assim, não percebi a cor!
- Não percebeste a cor?
- Não.
- Porquê?
- Para mim, mostra-se tudo tão cinzento!